Páginas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Palavra da célula #003




Talvez um dos trechos mais conhecidos das Sagradas Escrituras seja o Salmo 23. É muito comum encontrarmos quadros com este salmo, adesivos, etc. O que o salmista estava querendo dizer quando escreveu este lindo salmo?




Para uma melhor compreensão, observe que Davi se refere a Deus como Pastor e a si mesmo como ovelha.

O Senhor é o meu pastor. Nada me faltará. Muitas pessoas não sabem por que vieram ao mundo. Não tem a menor noção do propósito da sua existência!

Quando entendemos este propósito, descobrimos a promessa de Deus que: Nada nos faltará! Então, pra que eu fui criado? Para ser uma bênção! Para glorificar o nome do Senhor através dos meus frutos! Para implantar O Reino dos Céus. Este é o propósito central da minha existência.

Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Pastos são alimentos. Uma vez que Davi faz alusão ao ser humano como ovelhas, nossos pastos verdejantes são as promessas contidas na Palavra de Deus que nos trazem conforto, ânimo, descanso. “nem só de pão viverá o homem mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus” . Somos seres espirituais habitando em um corpo físico. Repousamos na Sua Palavra!

Leva-me para junto das águas de descanso. Refrigera-me a alma.

“E mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro”. ( Ap 22:1)

A promessa de descanso e refrigério é para todos aqueles que se alimentam dos pastos verdejantes e também o seguem até as suas águas. Essas águas estão disponíveis somente para aqueles que o receberam como REI e SENHOR. Quando O recebemos como Rei temos acesso a sala do trono, e diante do trono flui as Suas águas que curam, libertam, purificam, restauram, fortalecem e renovam. No devocional temos a acesso a os pastos (palavra) e as águas (oração e adoração).

Guia-me pelas veredas da justiça. A condução por caminhos justos significa:

a) Caminhos de ajustes. Tsedek (hebraico) justiça, a instrução do Senhor nos leva a ajustes e correções de rotas, ou seja, saindo da iniqüidade entrando na justiça.


b) Caminhos sem folgas. Imagine uma peça mecânica justa, ela não tem folga. Assim são as veredas da justiça, não há margem de negociação. Com Deus é ou não é! Sim ou não! Bênção ou Maldição!

Por amor ao Seu nome. O Senhor é Deus zeloso, por isso, tudo o que Ele prometeu certamente cumprirá, por amor a Sua Palavra. “Céus e Terra passarão as minhas palavras não hão de passar”

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estas comigo. Há momentos em nossas vidas em que só contemplamos trevas. Não há perspectivas de mudanças. São nesses momentos que a Fé (certeza) supera a Dúvida (circunstancias). Para isso é necessário certificar-se da qualidade do meu relacionamento com Deus. 2 Cr 7:14. A garantia de que O Senhor está comigo me faz superar qualquer circunstancia adversa.

A Tua vara e o Teu cajado me consolam. Na ótica do pastor, duas atitudes trazem consolo à ovelha, são elas:

a) A Vara. Vara significa correção, confronto e disciplina. A vara era usada para “quebrar a pata” da ovelha fujona. Uma vez que eu retenho a vara, estou nutrindo um rebanho “baldoso” cheio de vontades e que certamente será devorado por lobos no caminho.

b) O Cajado. O cajado significa o resgate, o carinho dispensado a ovelha. Se eu retirar o cajado, o rebanho se torna traumatizado.

Por isso que devemos em tudo dar graças, pela disciplina do Senhor, pois ela nos resgata.

Que juntos possamos ser ovelhas do Supremo Pastor e descansar nos Seus cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário